A puberdade corresponde ao período de modificações fisiológicas e biológicas do corpo que marca a transição da infância para a adolescência. As modificações começam a ser evidentes a partir dos 12 anos, mas pode variar de acordo com o histórico familiar e hábitos de alimentação da criança, por exemplo.
Além das mudanças físicas, que são evidentes nesse período, a pessoa pode ter grandes variações de humor devido ao aumento da produção de hormônios, a testosterona, no caso dos meninos, e o estrogênio no caso das meninas. Caso as alterações não sejam percebidas ou não ocorram até os 13 anos é indicado consultar um médico para que se possa investigar a causa e o tratamento ser iniciado, que normalmente é feito com reposição hormonal.

Principais mudanças corporais
A idade em que os primeiros sinais do início da puberdade podem variar entre meninos e meninas, podendo acontecer em meninas entre 8 e 13 anos e em meninos entre os 9 e 14 anos.
Nas meninas, o sinal mais evidente de início da puberdade é a primeira menstrual, conhecida como menarca, que costuma acontecer entre os 12 e 13 anos, no entanto pode variar de acordo com o estilo de vida de histórico das mulheres da família. No caso dos meninos, o principal sinal que que está entrando na puberdade é a primeira ejaculação, que normalmente acontece entre os 12 e 13 anos.
A tabela a seguir indica as principais mudanças corporais que podem ser percebidas em meninas e meninos na puberdade:
Meninas | Meninos |
Crescimento dos seios | Aparecimento dos pelos pubianos |
Aparecimento de pelos pubianos e nas axilas | Aparecimento de pelos nas axilas, pernas e rosto |
Quadris mais largos | Voz mais grossa |
Cintura mais fina | Crescimento e aumento do diâmetro do pênis |
Desenvolvimento dos órgãos sexuais | Aumento dos testículos |
Aumento do útero | Crescimento da laringe, popularmente conhecida como pomo de Adão |
Além disso, devido às alterações hormonais que acompanham a puberdade, é comum também que tanto meninos quanto meninos comecem a ter a pele mais oleosa, favorecendo o aparecimento de acne.
O que pode acelerar a puberdade
Algumas meninas podem apresentar mudanças corporais muito antes do que o o normal, ou seja, entre 7 e 9 anos, por exemplo. Alguns fatores podem favorecer o crescimento dos seios e maturação dos órgãos sexuais femininos, como por exemplo aumento do Índice de Massa Corporal (IMC), pois quanto mais gordura acumulada no corpo, maior é o estímulo para a produção estrógeno, que é o hormônio responsável pelas características femininas.
Além disso, a exposição frequente às substâncias químicas presentes em esmaltes e perfumes, por exemplo, também podem favorecer a puberdade, isso porque alguns de seus constituintes podem desregular o sistema endócrino e, consequentemente, a produção hormonal, resultando na puberdade.
Apesar de muitas meninas acharem que é uma coisa boa os seios aparecerem cedo, a puberdade precoce pode colocar as meninas em risco, uma vez que pode ser associada com maior risco de desenvolver câncer de mama, obesidade e diabetes do tipo 2, além de problemas relacionados à saúde mental, como ansiedade, por exemplo.
Veja mais informações sobre a puberdade precoce.
O que pode atrasar a puberdade?
As alterações comuns da adolescência podem não acontecer quando a criança apresenta alguma condição que interfira direta ou indiretamente no crescimento das gônadas ou da produção dos hormônios sexuais. Dentre as condições que atrasam a puberdade estão a subnutrição, hipogonadismo, diabetes mellitus, doenças genéticas, como a síndrome de Turner, por exemplo, e doenças autoimunes, como a doença de Addison.