10 hidratantes caseiros para o rosto (e como preparar)

Must Read


Os hidratantes caseiros para o rosto são indicados para aumentar a hidratação, manter a integridade da pele, combater o envelhecimento precoce e deixá- la com aspecto mais sedoso e macio. Esses hidratantes podem ser indicados para todo tipo de pele e  são feitos com ingredientes ricos em vitaminas e minerais que penetram na pele e promovem a limpeza dos poros e a eliminação de células mortas.

Para que esses hidratantes tenham o efeito desejado, é recomendado que sejam utilizados de forma regular e que sejam tomados alguns cuidados antes e após a aplicação dos cremes, para atingir o efeito desejado e prolongado, como por exemplo, uma esfoliação antes da aplicação do hidratante e o uso diário de protetor solar.
Para manter a saúde da pele do rosto, algumas opções de hidratantes caseiros são:

1. Argila verde e iogurte

O hidratante de argila verde e iogurte é uma excelente opção de hidratante caseiro para pele oleosa, pois contém ácido lático e antioxidantes que ajudam a controlar a oleosidade da pele e promover uma hidratação profunda.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de argila verde;
  • 1 colher de chá de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de sopa de água gelada.

Como usar: Misturar a argila, o iogurte e a água gelada, em um recipiente, até obter uma pasta homogênea. 

Aplicar o hidratante no rosto logo após o preparo, espalhando bem na pele e deixando agir por 15 minutos. Em seguida, retirar com água fria. É indicado o uso desta máscara 1 vez por semana ou de 15 em 15 dias, de acordo com a necessidade.

2. Iogurte e mel

O hidratante de iogurte e mel é uma excelente opção para pele seca, pois ajuda a hidratar e diminuir a irritação da pele, além de prevenir rugas ou linhas de expressão e combater a acne, pois possuem propriedades antibacterianas. Esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • ½ embalagem de iogurte natural;
  • 1 colher de mel.

Como usar: Misturar os ingredientes, em um recipiente, até obter uma mistura homogênea. 

Aplicar a mistura em todo o rosto e deixar agir por 15 minutos e retirar com água fria. Esse hidratante pode ser usado 1 vez por semana.

3. Abacate, mel e óleo de rosa mosqueta

O hidratante caseiro de abacate, mel e óleo de rosa mosqueta é uma ótima opção para todo tipo de pele, pois é rico em antioxidantes, que nutrem e hidratam a pele, deixando-a mais macia, além de ácidos graxos, como o ácido linoléico, vitamina A e C, que ajudam a manter o equilíbrio, a firmeza, a hidratação profunda da pele e a atenuar rugas e linhas de expressão. Essa máscara facial caseira não deve ser usada por pessoas alérgicas ao pólen, mel ou própolis..

Ingredientes

  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de óleo de rosa mosqueta.

Como usar: Amassar o abacate e misturar com o mel e o óleo de rosa mosqueta, até obter uma mistura homogênea.

Aplicar o hidratante no rosto, deixando agir por 30 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria. Esse hidratante pode ser utilizado 1 vez por semana.

4. Babosa e óleo de rosa mosqueta

O hidratante caseiro com babosa, também conhecido como Aloe vera, e óleo de rosa mosqueta, possui efeito regenerador, reforçando a produção de colágeno e elastina, o que fortalece e dá firmeza à pele. 

Além de promover uma hidratação profunda na pele, esse hidratante ajuda a manter a integridade da pele e a atenuar rugas e linhas de expressão, pois contém ácidos graxos e vitamina A e C. A babosa possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, além de ser capaz de eliminar os radicais livres e, assim, ajudar a combater o envelhecimento da pele. Confira outros benefícios da babosa.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá do gel da folha de babosa;
  • 4 gotas de óleo de rosa mosqueta

Como usar: Separar o gel extraído da folha de babosa, acrescentar 4 gotas do óleo e misturar por 1 minuto em um recipiente limpo e seco.

Aplicar por todo o rosto, até a absorção completa do gel e deixar agir por 20 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria. Esse hidratante pode ser usado 1 vez por semana.

5. Chá verde, cenoura e iogurte

O hidratante caseiro de chá verde, cenoura e iogurte é rico em vitamina A, betacaroteno, ácido lático e antioxidantes que mantém a pele hidratada e com aspecto saudável, além de proteger a pele contra os raios ultravioletas do sol, prevenindo o aparecimento de rugas e manchas no rosto.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de infusão de chá verde;
  • 50 g de cenoura ralada;
  • 1 embalagem de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como usar: Bater os ingredientes no liquidificador ou processador até obter um creme uniforme.
Aplicar o hidratante no rosto, deixando agir durante 20 minutos. Em seguida, retirar com água fria. Pode-se utilizar esse hidratante 1 a 2 vezes por semana.

6. Cacau, mel e azeite

O hidratante de cacau, mel e azeite é uma boa opção para pele seca, pois tem efeito emoliente, umectante e hidratante, além de conter antioxidantes que ajudam a tonificar e proteger a pele do envelhecimento. Esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Como usar: Misturar todos os ingredientes, até obter uma pasta homogênea. consistência de pasta. 

Aplicar o hidratante no rosto limpo e seco e deixar agir por 20 minutos. Em seguida, retirar com água fria. Esse hidratante pode ser usado 1 a 2 vezes por semana.

7. Café, banana, mel e óleo de coco

O hidratante caseiro de café, banana, mel e óleo de coco ajuda a hidratar e nutrir a pele, pois possui propriedades antioxidantes, emolientes e hidratantes, que ajudam a remover as impurezas da pele e diminuir a oleosidade, tornando a pele mais lisa e com aparência mais brilhante. Esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes

  • ½ banana nanica madura;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • ¼ de colher de chá de café em pó;
  • 1 colher de chá de óleo de coco.

Como usar: Amassar a banana com um garfo e, em seguida, adicionar o mel, o café e o óleo de coco. Misturar até obter um creme homogêneo. 

Aplicar o hidratante no rosto, deixando agir por 30 minutos. Em seguida, retirar com água fria. Pode-se usar esse hidratante 1 vez por semana.

8. Abóbora, maçã e canela

O hidratante caseiro de abóbora, maçã e canela é rico em ácido retinóico, betacaroteno, antioxidantes e vitaminas A, C e E, que hidrata, revigora, nutre e proporciona brilho e maciez da pele, sendo ideal para pessoas com pele normal a seca. A canela tem propriedade antibacteriana, que ajuda a combater a acne, além de estimular a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação e mantendo a pele do rosto saudável.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de canela em pó;
  • ¼ xícara de abóbora.

Como usar: Bater os ingredientes no liquidificador, até obter uma mistura homogênea. Se a mistura ficar muito grossa, acrescentar 1 colher de sopa de mel e bater mais um pouco. Caso o mel seja adicionado a receita, esse hidratante não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Aplicar o hidratante no rosto limpo e seco, deixando agir por 15 minutos. Em seguida, retirar com água fria. Esse hidratante pode ser usado 2 vezes por semana.

9. Babosa, mel e alfazema

O hidratante facial com babosa, também conhecido como Aloe vera, mel e alfazema possui propriedades nutritivas, regeneradoras e hidratantes, sendo capaz de eliminar os radicais livres e, assim, ajudar a combater o envelhecimento da pele Além disso, ajuda a hidratar e cicatrizar a pele, promovendo o crescimento de novas células, sendo principalmente indicada para peles secas. Confira outros benefícios da alfazema.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel;
  • 2 colheres de chá do gel da folha de babosa;
  • 2 gotas de óleo essencial de alfazema.

Como usar: Misturar os ingredientes em um recipiente limpo e seco.

Aplicar o hidratante no rosto, deixando agir por 30 minutos. Em seguida, retirar com água fria. Esse hidratante pode ser aplicado 1 ou 2 vezes por semana.

10. Pepino e hortelã

O hidratante com pepino e hortelã tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes devido aos nutrientes presentes principalmente no pepino, como vitamina C e ácido fólico, que ajudam a combater os radicais livre, responsáveis pelo envelhecimento da pele e a formação de rugas e linhas de expressão. 

Além disso, a combinação desses ingredientes ajuda a combater a acne, a reduzir o inchaço e a vermelhidão da pele, uma vez que a hortelã promove sensação de frescor e limpeza da pele.

Ingredientes

  • ½ pepino com casca;
  • 4 folhas de hortelã lavadas;
  • ½ copo de água.

Como usar: Bater os ingredientes no liquidificador ou no processador até obter a consistência de uma pasta. 

Aplicar o hidratante no rosto limpo e seco e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, lavar o rosto com água fria.

Cuidados antes e após a hidratação da pele

Existem alguns cuidados que devem ser feitos para potencializar os efeitos dos hidratantes caseiros e obter um melhor resultado, são eles: 

Antes de utilizar o hidratante no rosto, é recomendado fazer um teste passando um pouco do creme no dorso da mão e, caso a pele fique vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do hidratante caseiro, sendo ideal consultar um dermatologista.



Source link

- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img
Latest News

Veja galeria de fotos de Cuiabá x Internacional, pelo Brasileirão

Veja galeria de fotos de Cuiabá x Internacional, pelo Brasileirão - Gazeta Esportiva <!-- Futebol/Campeonato Brasileiro Veja galeria de fotos de...
- Advertisement -spot_img

More Articles Like This

- Advertisement -spot_img