Leite de Magnésia: para que serve e como tomar

Must Read


O leite de magnésia é um remédio que contém hidróxido de magnésia na sua composição, indicado para o tratamento da prisão de ventre ou para o alívio da azia, pois age diminuindo a acidez do estômago que causa a sensação de queimação e aumentando a retenção de água no intestino, melhorando o trânsito intestinal.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de suspensão oral, com os nomes comerciais Leite de Magnésia Phillips, Leite de Magnésia Eno ou Leite de Magnésia Magmax, por exemplo.

Embora seja vendido sem receita médica, o leite de magnésia deve ser usado com indicação do médico de acordo com os sintomas apresentados e da condição a ser tratada. Isso porque o consumo de quantidades acima do recomendado, pode provocar dor abdominal e diarreia severa, podendo causar desidratação. 

Para que serve

O leite de magnésia possui ação antiácida e laxante, sendo indicado para: 

  • Prisão de ventre;
  • Azia;
  • Má-digestão;
  • Excesso de acidez no estômago.

Além disso, o leite de magnésia também é usado popularmente para diminuir o odor dos pés e axilas, para tratar ou prevenir acne, já que promove a alcalinização da pele e impede a proliferação dos microrganismos. No entanto, não existem estudos científicos que comprovem os benefícios do leite de magnésia para a pele e seu uso deve ser feito somente se recomendado pelo médico. 

O uso do leite de magnésia deve sempre ser feito com indicação e orientação médica, de acordo com a condição a ser tratada.

Como tomar

O leite de magnésia deve ser tomado por via oral, podendo ser diluído em água antes do uso ou tomado puro. É importante agitar o frasco antes de usar para misturar os ingredientes da fórmula.

As doses normalmente recomendadas variam de acordo com a indicação, e incluem:

1. Leite de magnésia como laxante

O leite de magnésia como laxante pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 2 anos, sendo que as doses normalmente recomendadas variam com a idade e incluem:

  • Adultos ou crianças com mais de 12 anos: a dose normalmente recomendada é de 2 a 4 colheres de sopa do leite de magnésia por dia, o que corresponde a 30 a 60 mL por dia, conforme orientação médica;
  • Crianças entre os 6 e os 11 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 a 2 colheres de sopa do leite de magnésia por dia, o que corresponde a 15 a 30 mL por dia, conforme orientação do pediatra;
  • Crianças entre os 2 e os 5 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 colher de chá (5 mL) a 1 colher de sopa do leite de magnésia (15 mL) por dia, conforme orientação do pediatra.

O leite de magnésia como laxante pode ser usado por no máximo 3 dias seguidos, ou conforme orientado pelo médico. 

2. Leite de magnésia como antiácido

As doses normalmente recomendadas do leite de magnésia como antiácido são: 

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 colher de chá (5 mL) a 1 colher de sopa (15 mL), até 3 vezes ao dia, ou conforme indicação médica. A dose máxima do leite de magnésia é de 45 mL a cada 24 horas;
  • Crianças entre os 2 e os 11 anos: a dose normalmente recomendada é de 1 colher de chá (5 mL) do leite de magnésia, sendo que essa dose pode ser repetida conforme orientado pelo pediatra, para até no máximo 30 mL de leite de magnésia a cada 24 horas. 

O leite de magnésia como laxante pode ser usado por no máximo 14 dias seguidos de tratamento, devendo-se sempre seguir as doses recomendadas pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do leite de magnésia geralmente ocorrem quando consumido em quantidades excessivas ou por tempo maior do que o recomendado e incluem dor abdominal, diarreia, irritação do estômago ou intestino, que podem também ser acompanhados por desidratação. Saiba identificar os sintomas de desidratação

Além disso, pode ocorrer intoxicação pelo magnésio, que é uma situação grave que necessita de atendimento médico imediato, devendo-se procurar o pronto socorro mais próximo no caso de surgimento de sintomas como náuseas, vômitos, vermelhidão no rosto, sede excessiva, sonolência, confusão mental, perda dos reflexos, fraqueza muscular, sensação de falta de ar, batimentos cardíacos irregulares ou desmaio.

Quem não deve usar

O leite de magnésia não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, por pessoas com doenças renais ou que tenham alergia ao hidróxido de magnésio ou qualquer outro componente da fórmula. 

Além disso, o leite de magnésia não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, a menos que o médico tenha indicado. Confira opções de remédios para azia na gravidez.  



Source link

- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img
Latest News

Aplicativo é melhor que médicos para analisar exames de fezes, diz estudo

Um aplicativo para celular foi considerado tão eficiente quanto a análise de amostras de fezes para o diagnóstico...
- Advertisement -spot_img

More Articles Like This

- Advertisement -spot_img