Erva-de-Bicho: para que serve e como usar

Must Read


A erva-de-bicho é uma planta medicinal, também é conhecida como pimenta-d’água, pimenta-do-brejo, persicária, capiçoba, cataia ou curage, rica em flavonóides, taninos e ácidos orgânicos, que lhe conferem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e vasoconstritoras, sendo, por isso, popularmente muito utilizada para tratar as hemorroidas ou cicatrização de feridas.

Os nomes científicos da erva de bicho são Polygonum hydropiper, Polygonum persicaria ou Polygonum acre, sendo que as partes aéreas dessa planta são  normalmente utilizadas para o preparo do chá, pomadas ou banhos de assento. No entanto, também pode ser encontrada na forma de comprimidos ou cápsulas.

A erva de bicho pode ser comprada em ervanários, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, e deve ser usada com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.

Para que serve

A erva-de-bicho apresenta muitos benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Auxiliar no tratamento de hemorróidas

A erva de bicho é rica em taninos com propriedades anti-inflamatórias, vasoconstritoras e cicatrizantes, que ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço das veias, sendo especialmente útil para auxiliar no tratamento das hemorróidas externas.

2. Prevenir a má circulação

A erva de bicho possui ação anti-inflamatória que pode ajudar a estimular a circulação sanguínea e prevenir a má circulação, sendo, por isso, usada para auxiliar no tratamento de varizes ou veias varicosas, por exemplo.

3. Ajudar na cicatrização da pele

A erva de bicho possui ação cicatrizante, anti-inflamatória e antioxidante, podendo ser utilizada sobre a pele para acelerar a cicatrização de feridas. Além disso, essa planta também pode ser usada em problemas de pele como acne, espinhas ou erisipela.

4. Reduzir a retenção de líquidos

A erva de bicho pode ser usada para ajudar a reduzir o inchaço, diminuindo a retenção de líquidos em todo o corpo devido às suas propriedades diuréticas. 

Além disso, devido ao aumento da eliminação de água pelo corpo, a erva de bicho pode auxiliar no tratamento de infecção urinária. 

7. Aliviar cólicas menstruais

Devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, a erva de bicho pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto causados pelas cólicas menstruais.

8. Reduzir a dor

A erva de bicho possui propriedades analgésicas que ajudam a reduzir a dor generalizada ou localizada, podendo diminuir a sensibilidade e o desconforto e auxiliar no tratamento da artrite, reumatismo ou dor muscular, por exemplo. 

Como usar

As partes utilizadas da erva-de-bicho são suas partes aéreas, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, geralmente para o preparo do chá, banhos de assento ou pomada. 

1. Chá de erva de bicho

O chá de erva de bicho pode ser preparado com as partes aéreas dessa planta, encontrada em lojas de produtos naturais, e utilizada para problemas de má circulação, artrite, reumatismo ou dor muscular, por exemplo. 

Além disso, esse chá também pode ser usado para lavar a pele em caso de espinhas, lesões, erupções na pele, ou feridas superficiais.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de erva de bicho;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicionar os ingredientes em uma panela e colocar no fogo. Assim que começar a ferver, desligar, tampar e deixar repousar por cerca 10 minutos. Em seguida, esperar amornar, coar e beber 1 xícara, de 1 a 2 vezes por dia. 

Este chá deve ser consumido no mesmo dia do preparo, e qualquer quantidade não consumida deve ser descartada.

2. Banho de assento com erva de bicho

O banho de assento de erva de bicho pode ser usado para auxiliar no tratamento de hemorróidas externas.

Ingredientes

  • 20 g de erva-de-bicho;
  • 1 litro de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar a erva numa bacia com água fervente e deixar amornar. Quando estiver morno, coar e permanecer sentado na bacia por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar. Fazer este banho de assento cerca de 3 a 4 vezes por dia.

3. Pomada de erva de bicho

A pomada de erva de bicho pode ser usada para tratar diversos problemas de pele, como feridas fechadas, úlceras, varizes ou, até mesmo, hemorroidas externas.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas secas de erva-de-bicho;
  • 100 mL óleo mineral;
  • 30 mL de parafina líquida.

Modo de preparo

Colocar as folhas secas numa panela e cobrir com óleo mineral. Ligar o fogo baixo e deixar ferver por 10 minutos, mexendo sempre. A seguir, coar e misture este óleo com a mesma quantidade de parafina líquida até formar uma mistura homogênea. Despejar num recipiente de vidro e manter devidamente tapado.

4. Erva de bicho comprimido

Os comprimidos ou cápsulas de erva-de-bicho podem ser encontrados em lojas de produtos naturais para combater hemorróidas, varizes ou má circulação. 

As doses podem variar de acordo com a quantidade de erva de bicho na composição dos comprimidos ou cápsulas, e por isso, seu uso deve ser feito apenas com orientação do médico ou de um profissional com experiência em plantas medicinais, com doses individualizadas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais que podem ocorrer durante o uso da erva de bicho são irritação no estômago, quando ingerida na forma de chá ou comprimidos.

Além disso, essa planta quando usada sobre a pele pode causar irritação ou inchaço na pele.

A erva de bicho também pode causar reações alérgicas e por isso, o seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

Quem não deve usar

A erva-de-bicho não deve ser usada por crianças, mulheres em amamentação ou grávidas, pois pode provocar aborto.

Além disso, essa planta também não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à erva de bicho, problemas nos rins ou no fígado.



Source link

- Advertisement -spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img
Latest News

Veja fotos de Santos x Ceará pelo Campeonato Brasileiro

Veja fotos de Santos x Ceará pelo Campeonato Brasileiro - Gazeta Esportiva <!-- Veja fotos de Santos x Ceará pelo...
- Advertisement -spot_img

More Articles Like This

- Advertisement -spot_img